quinta, 23 de abril de 2026
01/08/2025   12:45h - Política Internacional

EUA impõem sanções a funcionários da Autoridade Palestina e da OLP

O Departamento de Estado dos Estados Unidos está impondo sanções a autoridades da AP (Autoridade Palestina) e da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), acusando-as de minar os compromissos com a paz na região. As sanções, anunciadas em um comunicado nessa quinta-feira (31), negariam vistos para os EUA a autoridades. O anúncio foi feito enquanto o enviado especial dos EUA Steve Witkoff está em Israel, e enquanto as negociações diplomáticas no Catar para um cessar-fogo estão paralisadas.

 

De acordo com a nota, o Departamento de Estado americano informou ao Congresso que a AP e a OLP "não estão cumprindo seus compromissos" sob certas leis. Eles afirmaram que o descumprimento inclui "tomar medidas para internacionalizar seu conflito com Israel, como por meio do TPI (Tribunal Penal Internacional) e da CIJ (Corte Internacional de Justiça)".

 

Em novembro de 2024, o TPI emitiu mandados de prisão contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant por supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A CIJ está investigando se Israel está cometendo genocídio na Faixa de Gaza. O Departamento de Estado dos EUA também pontuou que a OLP e a AP estavam "iniciando e apoiando ações em organizações internacionais que minam e contradizem compromissos anteriores em apoio às Resoluções 242 e 338 do Conselho de Segurança".

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.