A braquicefalia é uma característica anatômica presente em algumas raças de cães e gatos que possuem o crânio mais curto e largo, resultando em um focinho achatado. Um estudo concluiu que a síndrome braquicefálica obstrutiva das vias aéreas (8,2%), as convulsões (6,7%) e distúrbios degenerativos da medula espinhal (4,7%) são as principais causas de mortalidade da raça pug.
Além disso, os fatores neurológicos (29,6%) foram a causa mais comum da aplicação de eutanásia, enquanto, entre as mortes não assistidas, as causas respiratórias foram as mais comuns (25%). Por outro lado, o óbito por distúrbios respiratórios ocorreu em todas as faixas etárias.
A pesquisa ainda revelou que a média de idade da raça pug foi de 10 anos, e os cientistas afirmam: “Os pugs machos tinham menos probabilidades de sobrevivência do que as fêmeas. Já os animais não esterilizados morreram mais cedo do que os pugs esterilizados”.
Para ser realizada, a análise utilizou os registros eletrônicos dos pacientes de um programa de investigação australiano para descrever dados demográficos desta raça, causas comuns e fatores de risco de mortalidade.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.