Estudantes da rede estadual de ensino em Itacoatiara, no Amazonas, desenvolveram um plástico biodegradável a partir da mandioca, com o apoio do Governo do Estado. Cerca de 180 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira participaram da oficina de produção do material.
A iniciativa foi coordenada pela professora Nelcilene Pontes, que aplicou a metodologia de química para abordar questões ambientais e motivar os estudantes a buscar soluções para problemas da sociedade. Durante a oficina, os alunos produziram um biofilme que pode ser utilizado como alternativa ao plástico comum.
A professora Nelcilene destacou que a atividade também abordou a importância do uso consciente e descarte adequado de materiais plásticos para a preservação ambiental. Embora o produto não possa ser aplicado para uso em diferentes finalidades, os bons resultados alcançados indicam que é possível obter um plástico biodegradável eficiente a partir da mandioca como matéria-prima.
O projeto contou com investimentos do Governo do Estado do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Ciência na Escola (PCE). A produção de um plástico biodegradável a partir da mandioca também pode trazer benefícios para o meio ambiente e para a economia local.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.