Ministros de Lula estiveram reunidos com governadores de sete estados que detêm porções de Cerrado dentro de seus limites, mais o Distrito Federal, para tratar da alta no desmatamento no bioma. O ponto principal da pauta foi a criação de uma força-tarefa para tentar controlar a destruição.
Desde 2019, o desmatamento vem crescendo no Cerrado. Em 2023, o número de alertas registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais foi 43% maior do que no ano anterior.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, cerca de 50% do desmate monitorado foi feito de forma legal. Assim como revelou em meados de março, atualmente existe uma total falta de gestão nesse desmatamento que acontece legalmente no bioma, em que a lei determina que somente 20% de cada propriedade rural precisa ser preservada.
A ideia é de que cada estado reforce e estimule o cadastramento de propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e que se empenhe na sua validação. Além disso, de acordo com a Casa Civil, um grupo de trabalho entre ministros e governadores se reunirá periodicamente para acompanhar os dados e tomar decisões.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.