A Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Ceijma) chegou em sua culminância da etapa escolar, a partir das escolhas dos projetos e delegados que representarão suas escolas na próxima etapa da iniciativa, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto. Realizada em mais de 70 escolas amazonenses, da rede municipal e estadual, a Ceijma tem o objetivo de estimular o protagonismo estudantil a partir de reflexões sobre temáticas ambientais.
A primeira, escolar, encerrou nesta segunda-feira. Agora, na etapa estadual os delegados eleitos votarão no projeto que representará o Amazonas na etapa nacional, que está prevista para acontecer entre os dias 6 e 11 de outubro, em Brasília. Nacional A etapa nacional, intitulada Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Cnijma), é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), com a participação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Presente hoje, na culminância da etapa escolar da conferência na Escola Estadual (EE) Tiradentes, zona sul de Manaus, o representante do MEC, Caio Santos, reforçou o propósito da iniciativa. “Desde a etapa escolar, são os próprios estudantes que votam nos seus delegados e projetos de preferência. Esse protagonismo é concretizado em reflexões e experiências, que as fases estadual e nacional proporcionam. Queremos formar cidadãos críticos, que tenham a consciência da preservação do meio ambiente”, destacou Caio, que ocupa o cargo de jovem-tutor, representante escolhido pelo MEC para ocupar o cargo de articulador regional da conferência, nas etapas escolar e estadual.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.