Monday, 08 de June de 2026
23/11/2021   09:45h - Curiosidades

Entidade cria sinal universal para denunciar violência doméstica

Com a pandemia, veio também o confinamento, e com ele ainda mais vítimas de abuso doméstico. Foi pensando nisso que a Fundação das Mulheres Canadenses, que luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino no Canadá, lançou o Sinal de Ajuda (Signal for Help). A ideia é que mulheres que precisem de auxílio consigam pedir ajuda sem alardear o parceiro, por exemplo, em uma videochamada com os familiares.
 
Em um vídeo de divulgação para ensinar as pessoas sobre o sinal criado, uma moça conversa com a amiga e, em determinado momento, ela mostra a palma de uma das mãos, fecha o polegar (simulando fazer o número 4) e, então, abaixa todos os dedos, ficando de punho fechado por alguns segundos.
 
O gesto, de abrir e fechar uma das mãos seguindo os passos indicados, serve para alertar que aquela pessoa está sendo vítima de violência doméstica. Muitas mulheres sentem medo de denunciar ou procurar ajuda, e isso se torna ainda pior em um confinamento, em virtude da dificuldade de acionar as autoridades sem que o parceiro descubra.
 

A ideia, então, é disseminar o sinal para que mais pessoas consigam pedir socorro em situações de violência dentro de casa. Um gesto simples, que, quando conhecido por todos, pode ajudar a salvar muitas vítimas. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.