quinta, 23 de abril de 2026
26/12/2025   11:40h - Política Internacional

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra Venezuela

O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Sergio Danese, criticou durante reunião do Conselho de Segurança, a ação militar dos Estados Unidos contra a Venezuela. Segundo ele, as iniciativas norte-americanas configuram “violações da Carta das Nações Unidas” e devem cessar de forma imediata e incondicional, com a priorização de instrumentos políticos e jurídicos para a resolução do conflito.

 

Danese afirmou que o Brasil defende um diálogo genuíno entre os dois países, conduzido de boa-fé e sem coerção. O embaixador destacou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manifestou a disposição de intermediar um acordo entre Estados Unidos e Venezuela e declarou apoio a qualquer iniciativa do secretário-geral da ONU nesse sentido. Para o diplomata, a América do Sul é e deseja continuar sendo uma região de paz, pautada pelo respeito ao direito internacional e pela boa convivência entre países vizinhos.

 

Representante brasileiro alertou que evitar uma guerra no continente não é apenas um interesse regional, mas uma preocupação de toda a comunidade internacional, já que um eventual conflito poderia gerar repercussões globais. Atualmente, os Estados Unidos, sob ordens do presidente Donald Trump, mantêm um cerco militar à Venezuela, com o objetivo de retirar Nicolás Maduro do poder, acusado por Washington de chefiar um cartel narco-terrorista, enquanto ameaças de invasão ao território venezuelano vêm sendo reiteradas nas últimas semanas.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.