Manaus recebe, até esta quinta-feira (23/10), o evento “Conectando saberes para a ciência com impacto na Amazônia – Diálogo nórdico-brasileiro rumo à COP-30 e além”, no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas.
A iniciativa reúne mais de 80 pesquisadores brasileiros e europeus com o objetivo de promover pesquisas de maior impacto na região amazônica por meio da cooperação e cocriação responsável entre diferentes áreas do conhecimento e atores locais. O encontro, que começou nesta quarta-feira (22/10), conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e parcerias internacionais com Consulados e Embaixadas da Finlândia, Noruega e Suécia, além de financiamento do Nordic Embassy Cooperation Programme (NEP).
O evento também busca promover a cocriação com conhecimentos tradicionais, envolvendo pesquisadores indígenas e comunidades locais, segundo Rafael Andery, secretário-executivo da Iniciativa Amazônia+10. Representantes das embaixadas nórdicas reforçaram a importância da cooperação internacional. Johanna Kivimäki, do Consulado da Finlândia, destacou valores compartilhados entre os países nórdicos e o Brasil, como igualdade e preservação ambiental, enquanto Patrick Reurink, da Embaixada da Noruega, lembrou que a estratégia norueguesa prioriza clima, meio ambiente e biodiversidade, apoiando financeiramente iniciativas como a Norway's International Climate and Forest Initiative (NICFI).
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.