Cerca de 1,97 milhão de eleitoras e eleitores com deficiência estão aptos a votar nas eleições de 2026, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representa aumento de 42% em relação às eleições de 2022, quando 1,38 milhão de pessoas com deficiência estavam inscritas. Para acompanhar esse crescimento, a Justiça Eleitoral ampliou de 156.296 para 220.577 o número de seções eleitorais principais com acessibilidade, alta de 41%.
Entre os recursos disponíveis estão sistema de áudio, fone de ouvido fornecido pela Justiça Eleitoral, identificação tátil da tecla 5, teclado em Braille e intérprete de Libras na tela da urna. Pessoas com deficiência visual também podem utilizar tecnologias assistivas e, mesmo que não tenham informado previamente a condição à Justiça Eleitoral, podem solicitar o recurso de áudio ao mesário no momento da votação.
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm preferência para votar e podem contar com uma pessoa de confiança para auxiliar durante o procedimento, com registro da assistência na ata da mesa receptora. Também é permitido o acompanhamento por cão-guia. As medidas fazem parte das ações da Justiça Eleitoral para ampliar as condições de acesso ao voto e garantir maior autonomia durante as eleições.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.