O Distrito Sanitário Especial Indígena Parintins (DSEI Parintins) recebeu uma nova remessa de medicamentos do Ministério da Saúde para abastecer sua Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). O envio trimestral garante o fornecimento contínuo de insumos às Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs) e aos polos-base do Baixo Amazonas, assegurando suporte para as equipes multidisciplinares que atuam nas comunidades.
Além dos suprimentos federais, o distrito contou com doações de insumos hospitalares e medicamentos da ONG Expedicionários da Saúde (EDS). O coordenador do DSEI Parintins, Jecinaldo Sateré, destacou a importância dessa parceria, lembrando também o recente mutirão de cirurgias realizado na aldeia Ilha Michiles, em Maués, em conjunto com a SESAI, AgSUS e a própria ONG.
A distribuição do material já foi antecipada como parte do plano de enfrentamento à grande estiagem na região. Segundo a coordenação, o envio preventivo de medicamentos, somado às ações para segurança alimentar e água potável, busca evitar o desabastecimento nos territórios indígenas durante o período de secas e os efeitos do fenômeno El Niño.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.