Monday, 08 de June de 2026
27/04/2024   16:00h - Meio Ambiente

Documentário retrata o trabalho de brigadistas no combate às queimadas na Amazônia

A propagação de incêndios e queimadas deixa rastros de destruição na Amazônia. Em 2023, foram cerca de 5 mil km de floresta queimados somente no oeste do Pará, de acordo com dados coletados de satélites por pesquisadores da Rede Amazônia Sustentável (RAS). A devastação poderia ser ainda maior não fosse o trabalho e a dedicação de brigadistas. São eles os principais personagens de um documentário que será lançado nesta sexta-feira, 26, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), campus Tapajós, a partir das 8h. O evento será aberto ao público.

 

Intitulado “Heróis do fogo: a luta dos brigadistas na Amazônia”, o filme de curta-metragem coloca em evidência pessoas como Marcos Jesus de Oliveira, de 33 anos, que há nove meses atua como brigadista. Para ele, o documentário ajuda a sensibilizar sobre os desafios de combater as grandes queimadas na região.

 

Além disso, o documentário reforça o alerta sobre os impactos do fogo, seja ele de origem natural ou provocados pela ação humana. Castanheiras centenárias e outras árvores em chamas, enquanto um tamanduá, com as patas queimadas fazem parte dos registros do filme, que mostra também como pessoas de comunidades tradicionais sofrem com o aumento de casos de gripe, falta de ar e ausência de visibilidade devido à fumaça excessiva. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.