sábado, 26 de setembro de 2026
11/09/2026   16:00h - Pesquisa

Detector encontra possível pista da matéria escura

Cientistas identificaram um sinal incomum durante um experimento realizado nos Estados Unidos para tentar detectar a matéria escura, substância que não emite, absorve ou reflete luz e que representa cerca de 85% da matéria do Universo. O evento foi registrado pelo detector LZ, instalado a 1,6 quilômetro de profundidade na Dakota do Sul.

 

A equipe encontrou apenas uma interação que não se encaixava no perfil das partículas conhecidas analisadas no experimento. O evento ocorreu em 16 de junho de 2023, quando uma partícula atingiu o núcleo de um átomo de xenônio e produziu um pequeno sinal de luz e carga elétrica. O resultado, porém, ainda não permite afirmar que a matéria escura foi detectada. Os pesquisadores calculam que há aproximadamente uma chance em 400 de o evento ter ocorrido por acaso, o que corresponde a cerca de 3 sigma. Na física de partículas, uma descoberta normalmente precisa atingir 5 sigma para ser considerada confirmada.

 

O detector LZ utiliza mais de sete toneladas de xenônio líquido e foi construído em uma instalação subterrânea para reduzir a interferência da radiação. A equipe agora pretende analisar uma quantidade muito maior de dados, enquanto outros experimentos na Itália e na China também procuram sinais semelhantes. O objetivo é descobrir se o evento representa uma nova interação de partículas ou uma possível manifestação da matéria escura.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.