No dia 26/6 (sexta-feira), às 10h30, o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, Cezar Luiz Bandiera, lançará seu livro intitulado “Rios em Festa – Amazonas, suas tradições e festivais”, no Centro de Cultura e Memória de Parintins (antiga Prefeitura), em frente ao Mercado Público, durante o Festival Folclórico de Parintins.
Trata-se de um guia que reúne informações sobre manifestações culturais dos 62 municípios do Amazonas ao longo das calhas dos rios que cortam seu território, apresentando festas de padroeiros, arraiais centenários, festivais folclóricos de bois-bumbás e tribos indígenas.
Além disso, comemorações que o autor denomina “de celebrações da terra e do trabalho: a mandioca, a banana, o guaraná, o pirarucu – a fartura convertida em gratidão e festa” compõem o guia, fruto da motivação do desembargador por reunir informações dispersas sobre tantos eventos, que agora traz de forma organizada e inédita, ajudando a preservar a memória e o folclore amazonense.
O desembargador destaca no livro aspectos vividos pela população, relacionados ao canto, dança, reza e celebrações, convidando o leitor para participar da alegria, da fé e da beleza das festas existentes no Amazonas. O magistrado, que nasceu no Rio Grande do Sul e veio para o Amazonas em 1979, agora como cidadão amazonense e cidadão de Parintins, instiga os manauaras e demais leitores a conhecerem o interior e a verem as belezas naturais, dos eventos e do folclore do estado.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.