quinta, 23 de abril de 2026
24/10/2021   13:30h - Cinema

Curta! On apresenta um especial de documentários sobre o Dia da Democracia

Em 25 de outubro, é celebrado o Dia da Democracia no Brasil. A data homenageia o jornalista Vladimir Herzog, morto pela ditadura militar neste mesmo dia, em 1975. Unindo-se às vozes dos que defendem a democracia, o Curta!On – Clube de Documentários apresenta o Especial Democracia, uma reunião de 14 produções documentais que exploram diferentes perspectivas sobre o assunto.

 

O Curta!On – Clube de Documentários é o streaming do Curta! no NOW, da NET / Claro, e na internet, através do site CurtaOn.com.br. Neste mês em que a plataforma completa seu primeiro ano, a assinatura sai por R$ 9,90 mensais durante um semestre; após esse período, passa a ser R$14,90.  A promoção é limitada.
 
 
Confira a seleção de filmes do Especial Democracia:
 
O Dia Que Durou 21 Anos: O documentário do diretor Camilo Galli Tavares, dividido em três episódios, mostra a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, no Brasil, bem como importantes documentos americanos 
 
 
Democracia em Preto e Branco: Narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg, o documentário “Democracia em Preto e Branco” aborda o
movimento ideológico-futebolístico chamado “Democracia Corinthiana”, focando sobretudo na figura de Sócrates, jogador do Corinthians
 
 
O Prólogo: O documentário, dirigido por Gabriel F. Marinho, discute o uso da propaganda política pelo cinema e pela televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil. 
 
 
Jango: O filme de Silvio Tendler refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. 
 
1932, A Guerra Civil: Para os paulistas, o Governo Provisório de Getúlio Vargas se transformara numa ditadura no início da década de 1930. Havia insatisfeitos em todo o país, mas só os paulistas se levantaram em armas. 
 
 
1935 – O Assalto ao Poder: O ano de 1935 estava chegando ao fim, quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas.
 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.