Tuesday, 09 de June de 2026
12/07/2021   12:00h - Meio Ambiente

Curso em Unidade de Conservação promove o desenvolvimento sustentável para comunidades ribeirinhas

 A qualificação de profissionais para atuar na gestão de projetos, no empreendedorismo e na exploração de recursos naturais de forma sustentável é a proposta do curso técnico em gestão do desenvolvimento sustentável, ministrado na comunidade Punã, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, município de Uarini/AM.

 

Em junho, foi realizada uma cerimônia de abertura, com palestras e visitas às novas estruturas, construídas para atender alunos e professores.

 

O curso é promovido pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com Petrobras, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).

 

Idealizado para operar em um formato híbrido, com atividades remotas e presenciais, e em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, o curso é voltado para os alunos da região que já concluíram o ensino médio.

 

A estrutura curricular atende a realidade ribeirinha, capacitando moradores, sem que necessitem se deslocar da comunidade ou, até mesmo, residir em centros urbanos.

 

No total, o curso abrange 55 alunos de nove comunidades do entorno.

 

Com uma carga horária de 1200 horas e duração de um ano, a estrutura é composta por 27 disciplinas e quatro módulos. Em relação à infraestrutura, erguida pela FAS por meio do Projeto Amazonas Sustentável, da Petrobras, são direcionados alojamentos para alunos e professores, além de salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e refeitório. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.