Monday, 08 de June de 2026
20/08/2022   09:20h - Mundo

Coração de Dom Pedro 1º será exposto em Portugal pela primeira vez

O coração de Dom Pedro 1º será exposto neste fim de semana em Porto, Portugal. Esta será a primeira vez que o órgão do monarca, conhecido como Dom Pedro 4º na “Terrinha”, será exibido ao público deste da morte do primeiro imperador do Brasil, em 1834, aos 35 anos.

 
Após quase 200 anos, os portugueses terão a oportunidade de ver o coração de Dom Pedro 1º por apenas dois dias. Logo em seguida, o órgão será enviado ao Brasil como parte das comemorações dos 200 anos de independência do país.
Para manter a segurança e integridade do coração, a Polícia Municipal da cidade do Porto vigiará 24 horas por dia o órgão, que será exposto em uma caixa de acrílico.
 
Dom Pedro 1º morreu de tuberculose em 24 de setembro de 1834. Os restos mortais do imperador foram transferidos para São Paulo, com exceção do coração, e sepultados no Monumento à Independência, em 1972. A cripta imperial está localizada no parque da Independência, no bairro do Ipiranga.
 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.