Três animais da espécie cachorro-vinagre foram vistos em uma reserva particular ambiental em Niquelândia, no norte de Goiás. É a primeira vez que o animal selvagem e ameaçado de extinção aparece na região.
O registro foi feito em 2022, mas só foi divulgado neste ano após análises das imagens. A reserva é mantida por uma empresa privada de mais de 30 hectares. O animal foi filmado em um dos 25 pontos estratégicos instalados na reserva.
O vídeo foi feito pelas câmeras que monitoram a fauna do projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade conduzido pela Legado Verdes do Cerrado, reserva particular de desenvolvimento sustentável da Companhia Brasileira de Alumínio, em Niquelândia, desde novembro de 2020 para o levantamento de espécies no território.
Segundo a reserva, o registro traz esperança para a espécie que, no Cerrado, tem probabilidade de 100% de extinção em 100 anos. O cachorro-vinagre está classificado no livro vermelho da fauna brasileira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) com perigo de extinção no Cerrado. Biólogos temem que no que o cachorro-vinagre deixe de existir.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.