Em Manaus, cinco candidatos estão disputando o cargo de prefeito nas eleições de outubro deste ano. O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) anunciou sua pré-candidatura, juntando-se ao atual prefeito David Almeida (Avante), que buscará a reeleição.
O lançamento da pré-candidatura de Roberto Cidade ocorreu na noite de segunda-feira (25) e contou com a presença do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e do governador do Amazonas, Wilson Lima, que também é presidente regional do partido. O deputado federal Amom Mandel, da Federação PSDB/Cidadania, foi o primeiro a anunciar sua pré-candidatura em 23 de fevereiro. O deputado Wilker Barreto (Mobiliza, antigo PMN) lançou sua candidatura em 7 de março. Na sexta-feira passada (22), o deputado federal Alberto Neto também realizou um evento para anunciar sua pré-candidatura à prefeitura de Manaus.
O atual prefeito, David Almeida, do partido Avante, confirmou que concorrerá à reeleição, mas preferiu tratar do assunto no momento adequado. Além disso, a empresária Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, filiada ao partido Novo desde julho do ano passado, demonstrou interesse em se candidatar.
O médico Israel Tuyuka, que concorreu ao cargo de governador em 2022 pelo Psol, mudou de partido e agora faz parte do PDT, com a intenção de se candidatar à prefeitura de Manaus. Também há expectativa em relação à candidatura da Federação Fé Brasil (PT/PV/PCdoB). Em pesquisas recentes de intenção de voto, os nomes de José Ricardo e Anne Moura, ambos do PT, foram apresentados como pré-candidatos.
Nas três últimas eleições para prefeito de Manaus (2012, 2016 e 2020), os eleitores tiveram nove candidatos para escolher em cada uma delas.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.