quinta, 08 de outubro de 2026
07/10/2026   09:20h - Política Regional

CMM renova bancada após eleição de 6 vereadores para a Aleam e Câmara dos Deputados

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) passará por uma significativa reconfiguração a partir de fevereiro de 2027 com a saída de seis vereadores eleitos para novos mandatos no Poder Legislativo estadual e federal. O pleito destacou a expressiva aprovação popular da bancada municipal, registrando os candidatos mais votados do Amazonas em ambas as disputas: Alexandre Salazar (PL), que conquistou a maior votação para a Câmara dos Deputados no estado, com 212.948 votos, e Zé Ricardo (PT), que liderou a corrida para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), somando 72.518 votos.

Além de Zé Ricardo e Salazar, também asseguraram espaço na Aleam os vereadores David Reis (Avante), Eduardo Alfaia (Avante), Eurico Tavares (PSD) e Rodrigo Guedes (Republicanos). Com as vacâncias abertas na Casa Legislativa municipal, as vagas até o término da atual legislatura, em 2028, serão assumidas pelos respectivos suplentes de cada coligação: Sassá (PT), Dalmir Salazar (Avante), Júnior Resgate (Avante), Fransuá (PSD), Cearazin Semiseira (Republicanos) e Delegado Pablo (PL).

A movimentação partidária também provoca desdobramentos na administração pública do município, já que suplentes como Sassá e Fransuá exerciam cargos no executivo da Prefeitura de Manaus como Secretário Extraordinário e titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), respectivamente. A transição fortalece a representatividade da capital nas instâncias estadual e federal, ao mesmo tempo em que reorganiza as forças políticas no parlamento municipal para os próximos anos.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.