A Câmara Municipal de Manaus (CMM) debate o Projeto de Lei nº 550/2026, que propõe reconhecer a Feira da Praça Tenreiro Aranha como Patrimônio Cultural de Natureza Material do município. De autoria da vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), a proposta está em análise no Plenário da Casa Legislativa.
O projeto prevê que o reconhecimento garanta proteção municipal e incentive a preservação da feira como parte da memória e da identidade cultural de Manaus. O texto também permite que o Executivo Municipal firme convênios, promova ações e eventos para divulgar a importância histórica do espaço e incentive sua inclusão em roteiros turísticos.
Na justificativa, a autora destaca que a Praça Tenreiro Aranha possui mais de 170 anos de história e abriga uma feira de artesanato indígena e caboclo. Para a vereadora, o espaço contribui para a preservação de técnicas tradicionais, o fortalecimento da identidade amazônica e a geração de renda para artesãos e comunidades tradicionais.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.