quinta, 23 de abril de 2026
01/09/2025   16:40h - Ciência & Tecnologia

Cientistas registram pela primeira vez embrião humano se implantando no útero em 3D

Um dos maiores mistérios da reprodução humana começa a ser desvendado. Pesquisadores conseguiram registrar, em tempo real e em 3D, as primeiras imagens de um embrião humano se implantando em tecido semelhante ao útero etapa crucial para o desenvolvimento da gestação. O avanço, publicado na revista Science Advances, ajuda a explicar por que cerca de 60% dos abortos espontâneos ocorrem ainda nesse estágio inicial, quando o embrião falha ao se fixar no órgão.


A equipe, liderada por Samuel Ojosnegros, do Instituto de Bioengenharia da Catalunha, na Espanha, criou um “útero sintético” feito de gel de colágeno, reproduzindo as condições naturais do tecido uterino. Com microscopia avançada, eles capturaram imagens a cada 20 minutos durante até 24 horas, produzindo um verdadeiro “filme” em stop-motion da implantação. As cenas revelam o embrião penetrando a matriz com força, liberando enzimas e remodelando o ambiente para se conectar aos vasos sanguíneos e iniciar a nutrição.


Segundo os cientistas, o processo é “surpreendentemente invasivo” e pode estar por trás das dores e sangramentos sentidos por muitas mulheres nesse estágio. Além disso, os embriões reagiram a estímulos externos no tecido, indicando que usam microcontrações para se guiar em direção aos nutrientes. Para especialistas independentes, como a bióloga Magdalena Zernicka-Goetz, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, o feito representa um marco: “Um grande passo para abrir uma das caixas-pretas do desenvolvimento humano. É lindo.” 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.