Cientistas conseguiram pela primeira vez gerar filhotes de camundongos a partir de um óvulo não-fertilizado. A partenogênese, nascimento de animais somente a partir do DNA da mãe, é comum na natureza, mas é inédito em mamíferos.
Peixes, répteis, aracnídeos, insetos, todos esses bichos podem nascer exclusivamente de um ovo não fecundado. Nos mamíferos, entretanto, uma nova vida é gerada a partir da fecundação, isto é, combinação entre o material genético masculino e feminino.
Esse processo é importante porque gera variabilidade genética: carregamos códigos de DNA diferentes de nossos progenitores e isso pode nos ajudar, como espécie, a ser mais resistentes a doenças, por exemplo.
Entretanto, não é todo gene que se expressa. Mais interessante ainda, pesquisas anteriores haviam descoberto que apesar da maioria das células expressarem ambas cópias de DNA, em mamíferos, algumas não. Nessas apenas o material genético do pai ou da mãe eram transcritos em características reais.
Os resultados do estudo mostram que a partenogênese em mamíferos é possível. O refinamento futuro que deve ocorrer no processo poderá levar a uma técnica útil para a aplicação em setores como a agricultura ou o desenvolvimento de fármacos.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.