quinta, 23 de abril de 2026
25/07/2025   12:45h - Política Internacional

China pede à UE "escolhas corretas" após reunião morna em Pequim

Encontro entre Xi e Ursula von der Leyen se deu em momento de tensões comerciais entre o país asiático e o bloco europeu Reunião em Pequim se deu 1 dia depois que a China protocolou um protesto formal contra a UE wu yi (via Unsplash) Eric Napoli de Pequim.

 

O encontro do presidente da China, Xi Jinping (PCCH), e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nessa quinta-feira (24), ficou marcado pelo seu tom diplomático, mesmo em um momento de tensões comerciais entre o país asiático e o bloco europeu. A reunião em Pequim foi uma celebração aos 50 anos das relações diplomáticas entre a China e a UE (União Europeia) e se deu 1 dia depois do país asiático protocolar um protesto formal contra o bloco europeu por sanções impostas a 2 bancos chineses. A justificativa da UE é que as instituições ajudaram a Rússia a realizar operações financeiras e, dessa forma, furar o bloqueio financeiro dos aliados da Ucrânia.

 

O comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da China depois do encontro demonstra tom de união e fortalecimento das relações comerciais entre as partes. Pequim afirma que está disposta a aumentar sua parceria com os europeus, mas cobra que a UE “faça as escolhas corretas” em um momento que definiu como “crítico para o mundo”. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 77 kB). O documento diz que as relações comerciais de todo o planeta estão em xeque depois da estratégia dos Estados Unidos de aplicar tarifas comerciais contra seus parceiros. Na visão dos chineses, esse movimento aumenta as tensões nas cadeias globais de produção e ecoa em medidas protecionistas também de outros países. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.