Segundo boletim semanal de ações federais no Pantanal, 96% dos incêndios foram apagados ou controlados, afirmou a ministra do Meio Ambiente Marina Silva nesta terça-feira (16/7), após acompanhar os trabalhos de combate em Corumbá (MS). Dos 55 incêndios registrados no bioma até 14 de julho, 31 foram extintos, 22 estão sob controle e dois permanecem ativos.
Os dados sobre a região que enfrenta a pior seca em 70 anos, foram apresentados em entrevista coletiva pelas ministras Marina e Simone Tebet (MPO), pelo ministro Waldez Góes (MIDR) e por representantes do Ibama, do ICMBio e de outros órgãos federais. Acompanhada do governador de MS, Eduardo Riedel, e de parlamentares, a comitiva sobrevoou áreas atingidas em Corumbá, que concentra dois terços dos focos de calor registrados desde janeiro no Pantanal. Em seguida, o grupo foi à base do Prevfogo/Ibama e participou da entrevista no prédio do Corpo de Bombeiros.
Mais de 830 profissionais do governo federal atuam no combate aos incêndios na região, apoiados por 27 embarcações e 14 aeronaves. Na última semana, a Medida Provisória (MP) nº 1.241 liberou crédito extraordinário de R$ 137,6 milhões para o reforço das ações emergenciais na região. Os recursos ajudarão na contratação de brigadistas, aquisição de equipamentos de proteção individual e de combate, pagamento de despesas de diárias e passagens e locação de meios de transporte, entre outras medidas.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.