sábado, 11 de julho de 2026
11/07/2026   10:00h - Polí­tica

Caso Master: PF descobre bastidores de suposta guerra digital contra o Banco Central

A Polícia Federal identificou uma possível atuação coordenada nas redes sociais para enfraquecer a imagem do Banco Central, no âmbito da 10ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga irregularidades relacionadas ao Banco Master. Segundo a apuração, ao menos 40 perfis teriam publicado conteúdos com críticas semelhantes à instituição e mensagens favoráveis ao banco.

 

De acordo com a investigação, páginas de diferentes segmentos, incluindo perfis sem histórico de atuação no mercado financeiro, teriam sido contratadas para divulgar narrativas críticas ao Banco Central e defender interesses ligados ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro. A PF aponta o publicitário Thiago Miranda como responsável pela articulação das contratações, dentro do chamado “Projeto DV”.

 

Em depoimento, Miranda confirmou que realizou as contratações, mas afirmou que a iniciativa fazia parte de uma estratégia de gerenciamento de crise após a liquidação do Banco Master e a prisão de Vorcaro, negando a intenção de atacar instituições. A investigação estima que os valores envolvidos nas ações poderiam chegar a R$ 8 milhões.

 

A PF identificou que os perfis investigados teriam repetido discursos e publicações semelhantes entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, com críticas ao Banco Central e defesa do Banco Master como vítima de decisões do sistema financeiro. O caso segue em investigação para apurar a participação dos envolvidos e a origem dos recursos utilizados.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.