domingo, 06 de setembro de 2026
04/09/2026   11:50h - Política Internacional

Câmara dos EUA aprova lei que pode cortar verbas de universidades que boicotem Israel

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, ontem (3), por 237 votos a 169, um projeto de lei que prevê o bloqueio de verbas federais para universidades que boicotem Israel. A proposta, chamada de “Lei de Proteção à Liberdade Econômica e Acadêmica”, ainda precisa ser aprovada pelo Senado para entrar em vigor. A medida ocorre em meio aos protestos contra a guerra em Gaza e às crescentes críticas ao governo israelense.

O projeto é apoiado por republicanos, que afirmam que a iniciativa busca impedir discriminação contra Israel e instituições judaicas. Manifestantes e opositores, porém, argumentam que medidas desse tipo podem restringir a liberdade de expressão e o debate acadêmico. O deputado democrata Jerrold Nadler, de Nova York, afirmou ser contrário ao movimento de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), mas votou contra o projeto por considerar que ele ameaça direitos de expressão.

A votação seguiu majoritariamente as linhas partidárias: apenas dois republicanos votaram contra, enquanto 33 democratas apoiaram a proposta. O conflito em Gaza, iniciado após o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, já provocou dezenas de milhares de mortes e intensificou os protestos em universidades norte-americanas.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.