A Tailândia não tem pena de morte prevista para o tráfico de cocaína, crime do qual três brasileiros foram acusados após serem presos na última semana, flagrados no aeroporto de Bancoc com mais de 15 quilos da droga. A legislação do país prevê prisão perpétua nesses casos, mas apenas se houver opioides misturados ao entorpecente.
No último dia 14, por volta das 7h da manhã (horário local), autoridades descobriram 9 quilos de cocaína em compartimentos secretos de três malas de um casal de brasileiros que chegava de Curitiba ao Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi. Mais tarde, por volta das 13h, outro brasileiro foi preso com 6,5 quilos de cocaína. O governo suspeita que os três façam parte de um grupo, porque a droga – que junta é avaliada em 46,5 milhões de bahtes (R$ 7,4 milhões) – estava escondida da mesma maneira.
O receio inicial da família dos presos era que os brasileiros pagassem pelo crime com a vida, já que a Tailândia prevê pena de morte para alguns crimes. O país é vizinho da Indonésia, onde em 2015 dois brasileiros foram executados, após mais de uma década na prisão, por tráfico de cocaína.
Embora a pena capital esteja prevista em algumas situações, a Tailândia vem abandonando o expediente, e desde 2010 só executou uma pessoa, em 2018, presa por assassinato.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.