domingo, 06 de setembro de 2026
28/08/2026   13:40h - Meio Ambiente

Brasil promete restaurar 163 mil km² de terras degradadas até 2030

O Brasil apresentou, nesta terça-feira (25), durante a COP17 da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, na Mongólia, suas primeiras metas de Neutralidade da Degradação da Terra (LDN). O país se comprometeu a restaurar mais de 163 mil quilômetros quadrados de áreas degradadas até 2030, com ações voltadas à recuperação da vegetação nativa, sistemas agroflorestais e conservação de áreas protegidas e bacias hidrográficas.

 

Além da restauração, o plano prevê ações de prevenção, conservação e manejo sustentável em outros 3,51 milhões de quilômetros quadrados. Somadas, as áreas de restauração e conservação correspondem a 3,67 milhões de quilômetros quadrados incluídos nas metas brasileiras de LDN.

 

O Brasil adotou 2020 como ano de referência, quando foram identificados 55,7 milhões de hectares com tendência à degradação. Para alcançar a neutralidade até 2030, o país deverá chegar ao fim do período com pelo menos a mesma quantidade de terras saudáveis e produtivas. As ações incluem áreas de preservação permanente, unidades de conservação e territórios indígenas.

 

O conceito de Neutralidade da Degradação da Terra foi formalizado pela ONU em 2015, mas o Brasil apresentou sua meta quase dez anos depois. O país havia instituído, também em 2015, a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, mas a Comissão Nacional de Combate à Desertificação, criada no mesmo contexto, foi posteriormente extinta e só retomada e reorganizada em 2024.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.