O Ministério da Educação está trabalhando para combater a discriminação racial na educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Para isso, o governo federal está desenvolvendo ações próprias e participando de frentes interministeriais, como o Programa Aquilomba Brasil.
Para a educação escolar quilombola, a Secadi criará a Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola, que definirá estratégias para a formação de professores que atuam em escolas voltadas a essa comunidade. Além disso, será realizado um diagnóstico participativo da educação quilombola e lançado um programa de formação continuada voltado para essa área.
O MEC também participa de Grupos de Trabalho Interministeriais, coordenados pelo Ministério da Igualdade Racial, para a criação do Programa Nacional de Ações Afirmativas do Programa Juventude Negra Viva e para avaliar a implementação do artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e suas metas e atribuições.
A Secadi recriará a Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à Educação dos Afro-brasileiros e estabelecerá parcerias com universidades e institutos federais para a realização de cursos de formação continuada em Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.