Mark Rutte, secretário-geral da Aliança Militar Ocidental (Otan), afirmou que países como Brasil, China e Índia poderão sofrer novas sanções caso a Rússia não aceite iniciar negociações de paz com a Ucrânia.
Rutte alertou que os países que continuarem negociando com a Rússia serão 'duramente atingidos' por sanções dos Estados Unidos. O comentário foi feito, nesta semana, durante uma reunião com senadores americanos no Capitólio.
O secretário-geral sugeriu ainda que os líderes desses países façam pressão diretamente sobre o presidente Vladimir Putin para que ele entre nas conversações de cessar-fogo.
"Meu incentivo a esses três países, se você estiver em Pequim ou em Nova Déli, ou se você for o presidente do Brasil, talvez seja uma boa ideia dar uma olhada nisso, porque isso pode atingir vocês de forma muito forte", disse Mark Rutte.
O ex-presidente Donald Trump anunciou que daria um prazo de 50 dias para Putin negociar a paz, caso contrário, aplicaria tarifas de 100% e outras sanções. Embora Trump não tenha mencionado especificamente Brasil, China e Índia, esses países continuam comprando petróleo e produtos russos desde o início da invasão da Ucrânia, em 2022.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.