Tuesday, 09 de June de 2026
22/09/2021   16:25h - Mundo

Biden assegura que Estados Unidos não procuram nova guerra fria

 O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, assegurou nesta terça-feira (21), em Nova York, que o país “não procura uma nova guerra fria”. Numa alusão ao confronto que ocorre com a China, Biden insistiu que “não procura uma nova guerra fria ou um mundo dividido em blocos”. Acrescentou que os Estados Unidos “estão prontos para trabalhar com todas as nações que se comprometam e procurem uma solução pacífica para partilhar os desafios, mesmo que existam intensos desacordos em outros domínios”.

 

O líder da Casa Branca também assegurou que o seu país regressará plenamente ao acordo sobre o programa nuclear iraniano, caso o Irã “faça o mesmo”, e prometeu impedir que Teerã consiga obter a bomba atômica.

 

“Os Estados Unidos permanecem determinados e prontos para impedir as armas nucleares iranianas”, afirmou. Trabalhamos com os membros permanentes do Conselho de Segurança (França, Reino Unido, Rússia e China), e ainda com a Alemanha, “para obter diplomaticamente, com toda a segurança, o regresso do Irã ao Acordo Nuclear”, disse, numa referência ao acordo de 2015 chamado Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), acrescentou.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.