quinta, 23 de abril de 2026
23/08/2025   11:40h - Cultura

Biblioteca Genesino Braga celebra 23 anos com exposição de memórias e homenagens

A Biblioteca Genesino Braga, localizada no Centro Cultural Thiago de Mello, na zona leste de Manaus, celebrou nesta semana seus 23 anos de fundação com uma cerimônia simbólica marcada por afetos, memórias e reconhecimento. A programação contou com a abertura da exposição História da Biblioteca Genesino Braga, que resgata a trajetória do espaço e homenageia o biblioteconomista que dá nome à instituição. Familiares de Genesino Braga participaram do evento e destacaram o legado deixado pelo patrono à cultura amazonense.

 

Inaugurada em 2002, inicialmente dentro de um shopping da zona leste, a biblioteca é mantida pelo Governo do Amazonas, sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Hoje, reúne cerca de dez mil títulos em áreas como Literatura, Sociologia, Política e Teologia, além de dicionários e enciclopédias. Para a bibliotecária e organizadora da mostra, Mônica Farah, a data simboliza não apenas a história do espaço, mas também sua contribuição à formação cultural da cidade.

 

A exposição reúne documentos, recortes de jornais, livros publicados e depoimentos de usuários e servidores que acompanharam a evolução da instituição. Também traz registros da vida e da obra de Genesino Braga, que se destacou como político, jornalista, professor e dirigente da Biblioteca Pública do Estado por 15 anos. “É muito significativo vê-lo lembrado como alguém que trouxe saber, cultura e paixão pelos livros”, declarou a neta, Gisele Alfaia. A Biblioteca Genesino Braga funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com acesso gratuito ao público. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.