A Biblioteca Henry Walter Bates, localizada no Instituto Mamirauá, em Tefé, reúne mais de 28 mil títulos catalogados sobre ciência, pesquisa e conservação na Amazônia. O espaço, criado em 1994, reúne livros, periódicos científicos, obras raras e produções técnico-científicas relacionadas ao território amazônico e à região do Médio Solimões.
Entre os destaques do acervo estão publicações dos séculos XIX e XX, incluindo primeiras edições de obras de Alfred Russel Wallace e Henry Walter Bates, além de livros sobre biodiversidade, populações ribeirinhas, história e cultura amazônica. A biblioteca também preserva a produção científica de pesquisadores que atuaram no Instituto Mamirauá e oferece estrutura para leitura, estudo e pesquisa.
Localizada às margens do Lago Tefé, a biblioteca funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O espaço pode ser acessado por visitantes, estudantes e pesquisadores mediante identificação na portaria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.