Monday, 08 de June de 2026
23/02/2023   09:28h - Economia

Bancos falharam ao permitir endividamento em relação a Lojas Americanas, diz especialista

A recuperação judicial das Lojas Americanas envolveu falhas não apenas dentro da empresa. Especialistas em direito empresarial consideram que o rombo, que começou em R$ 20 bilhões e depois subiu para R$ 43 bilhões, poderia ter sido descoberto mais cedo não fossem as falhas nos bancos e na auditoria.

 

O advogado Alcides Wilhelm é mestre em direito empresarial e cidadania, com atuação em reestruturação de negócios, fusões e aquisições e Direito Tributário, disse que, o elevado endividamento da empresa indica que a provável fraude contábil durou anos.

 

Segundo Wilhelm, os problemas contábeis vinham de 5 a 10 anos para chegar no valor atual. “Os bancos passaram por cima de regras de compliance (cláusulas de responsabilidade), de análise de risco, de governança. As empresas de auditoria passaram por cima de regras de auditoria. Os bancos, que hoje estão extremamente indignados, também foram causadores, ao permitirem os descontos de títulos sem a análise adequada”, avalia.

 

Em relação à auditoria, o advogado estranha como nunca houve desconfiança do alto volume de empréstimos com bancos numa empresa que tinha lucros elevados. Mesmo que a companhia tenha apresentado números bonitos, caberia à auditoria perguntar por que a Americanas buscava tanto recurso financeiro se apresentava tanto lucro.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.