quinta, 23 de abril de 2026
21/12/2025   10:00h - Animais

Ave extinta há 300 anos pode ser a primeira espécie a voltar à vida; entenda

A empresa norte-americana Colossal Biosciences está utilizando engenharia genética avançada para tentar trazer o dodô de volta à vida, mais de 300 anos após sua extinção. O projeto utiliza o DNA da pomba-de-nicobar, o parente vivo mais próximo da ave, como base para editar células de aves atuais e criar um organismo híbrido que possua as características físicas e biológicas do animal original.

 

Diferente de uma clonagem tradicional, a técnica envolve a manipulação de células germinais que seriam transferidas para embriões de galinhas, que atuariam como mães substitutas. Embora a empresa estime que os primeiros exemplares possam surgir em um prazo de cinco a sete anos, cientistas ressaltam que o resultado será uma versão modificada do dodô, e não uma réplica genética 100% idêntica.

 

A iniciativa gera debates éticos intensos na comunidade científica sobre as prioridades da conservação ambiental. Enquanto críticos argumentam que os altos investimentos deveriam ser focados na proteção de espécies que ainda estão vivas, os defensores do projeto acreditam que o desenvolvimento dessas tecnologias será fundamental para salvar animais que hoje correm risco crítico de extinção.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.