Ian, depois se ser rebaixado para tempestade tropical, voltou a fortalecer-se e foi novamente classificado como furacão pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês), que colocou toda a costa da Carolina do Sul em alerta de furacão, bem como partes da Geórgia e Carolina do Norte.
Ian deverá "enfraquecer rapidamente" ao voltar a tocar terra hoje e sábado, provavelmente na Carolina do Sul, de acordo com o órgão. Centenas de pessoas ainda esperam para serem resgatadas na Florida, multiplicando-se as imagens de ruas transformadas em canais de água turva e de casas destruídas.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de emergência na Carolina do Sul, enviando reforços federais para o estado, segundo um comunicado e diante da extensão dos danos, Biden declarou estado de desastre natural na manhã de quinta-feira, 29, uma decisão que possibilitou a libertação de fundos federais adicionais para as regiões afetadas.
Antes da Florida, o furacão Ian havia atingido Cuba, matando três pessoas, causando grandes danos e deixando muitas casas sem energia. Dezenas de pessoas saíram às ruas do bairro Cerro, em Havana, na noite de quinta-feira para protestar contra a falta de iluminação.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.