quinta, 23 de abril de 2026
22/07/2024   10:00h - Bolsas & Ações

Após 20 anos, nova bolsa de ações do Rio de Janeiro é anunciada

O anúncio de uma nova bolsa de valores no Rio de Janeiro foi recebido com entusiasmo pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e por Claudio Pracownik, presidente da Americas Trading Group (ATG), empresa responsável pela operação da nova bolsa carioca.

 

A cidade volta a ter uma bolsa de valores após duas décadas, mas a novidade chega em um momento desafiador para o mercado de IPOs (Ofertas Públicas de Ações) no Brasil. O último IPO brasileiro foi do Nubank, que abriu capital na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em dezembro de 2021. Naquele ano, houve um recorde de 46 registros de ofertas públicas primárias de ações.

 

No entanto, o interesse das empresas em abrir capital diminuiu significativamente, principalmente devido à frustração com o adiamento do ciclo de cortes de juros nos EUA pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

 

Com juros mais altos nos EUA, investidores preferem direcionar seus recursos para os Treasuries, considerados os ativos mais seguros do mundo, em vez de aplicações de risco. Isso ocorre porque, com uma boa rentabilidade oferecida pelos Treasuries, o interesse em bolsas de valores diminui.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.