quinta, 05 de novembro de 2026
03/11/2026   12:20h - Notícias Gerais

ANEEL mantém bandeira verde e contas de energia não terão custo extra em novembro

Foto: REPRODUÇÃO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na última sexta-feira (30/10) que a bandeira tarifária permanecerá verde em novembro. Com isso, os consumidores não terão custo adicional nas contas de energia elétrica durante o mês.

Segundo a agência, a manutenção da bandeira ocorre devido às condições favoráveis de geração de energia, com o aumento das chuvas nas regiões onde estão localizadas as principais usinas hidrelétricas. O cenário contribui para a recuperação dos reservatórios e reduz a necessidade de acionar termelétricas, que possuem custos mais elevados.

Criado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa mensalmente aos consumidores as condições de geração de energia no país. As sinalizações refletem os custos de produção, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e a participação de fontes renováveis.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.