quinta, 23 de abril de 2026
16/09/2024   11:00h - Ciência & Tecnologia

ANATEL avalia impedir a certificação de eletrônicos 2G e 3G no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer encerrar a certificação no Brasil de aparelhos com tecnologias 3G ou inferior. A proposta foi apresentada pelo órgão e começará com uma consulta pública para ouvir sugestões da sociedade.

 

Caso o projeto siga adiante, apenas modelos 4G ou 5G estariam aptos para homologação no Brasil — e, portanto, seriam liberados para comercialização e uso dentro do território brasileiro. Modelos que suportam as redes antigas não serão prejudicados "desde que tenham, também, tecnologia 4G ou superior".

 

A Anatel tomou a decisão com base em uma análise de contribuições recebidas pela agência no fim de 2023. O objetivo da mudança seria "acelerar e facilitar a transição das tecnologias 2G e 3G para 4G e 5G, de forma gradual para os usuários do serviço de telecomunicações".

 

Os documentos da consulta pública podem ser conferidos neste link direto do site da Anatel: https://apps.anatel.gov.br/ParticipaAnatel/VisualizarTextoConsulta.aspx?TelaDeOrigem=2&ConsultaId=20255

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.