A Amazônia registrou o segundo menor acumulado de desmatamento no período de janeiro a agosto dos últimos oito anos, de acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Instituto do Homem e da Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O levantamento reflete uma tendência contínua de redução nos índices de destruição da cobertura vegetal nativa na Amazônia Legal em comparação com os picos apurados em anos anteriores.
Apesar da trajetória de queda no desmatamento corte raso, o monitoramento por satélite do instituto alerta para o crescimento dos índices de degradação florestal, processo impulsionado pela exploração madeireira predatória e pelo avanço dos incêndios florestais em meio à severa estiagem que atinge a região. Estados como Pará, Amazonas e Mato Grosso seguem concentrando as maiores áreas de perda de vegetação, especialmente em terras públicas não destinadas e no entorno de eixos rodoviários.
Pesquisadores do Imazon reforçam que a manutenção da tendência de queda exige a intensificação de operações de fiscalização em campo por parte dos órgãos ambientais federais e estaduais, além do cancelamento de cadastros ambientais rurais (CAR) irregulares em Unidades de Conservação e Terras Indígenas. A consolidação dos dados apoia o planejamento de políticas públicas de controle do uso do solo e metas de neutralização do desmatamento ilegal na bacia amazônica.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.