Delegação amazonense conquistou três ouros, quatro pratas e três bronzes na etapa final da competição e garantiu avanços importantes no desporto universitário brasileiro. Com um desempenho expressivo para o desporto universitário do estado, o Amazonas encerrou sua participação na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ao todo, a delegação amazonense conquistou dez medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e três de bronze, além de garantir dois acessos de divisão nacional e estabelecer um novo recorde universitário no lançamento de dardo.
Os resultados que garantiram o pódio foram obtidos nas modalidades de wrestling, natação, atletismo, handebol e jiu-jítsu, além de atuações consistentes em esportes como o voleibol, futebol eletrônico e xadrez, consolidando a participação do Estado entre os destaques da principal competição universitária do país. Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a etapa final do JUBs 2026 reuniu aproximadamente nove mil participantes de todas as 27 unidades federativas, entre estudantes-atletas, comissões técnicas, dirigentes, equipes de arbitragem e organização. O Amazonas esteve representado por 122 atletas, 13 técnicos e seis dirigentes, competindo em 16 modalidades: atletismo, basquetebol, basquete 3x3, futebol eletrônico, futsal, handebol, jiu-jítsu, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, Valorant, voleibol, wrestling e xadrez.
Entre os principais resultados da delegação está o bicampeonato da estudante-atleta Viviane Bentes, do Centro Universitário do Norte (Uninorte), no wrestling. A lutadora repetiu o feito obtido na competição em 2025 e conquistou a medalha de ouro na categoria até 62 quilos, após vencer quatro lutas contra adversárias da Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Sergipe. No atletismo, Pedro Nunes, também da Uninorte, garantiu o ouro no lançamento de dardo e protagonizou um momento histórico ao quebrar o recorde universitário da prova, que era de 70,74 metros, em três dos seus lançamentos. A primeira marca foi de 78,69 metros, sendo superada em seguida, com 78,78 metros. Na fase final, o amazonense sacramentou o título e o recorde nacional ao atingir impressionantes 82 metros.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.