Monday, 08 de June de 2026
10/08/2024   13:00h - Política Regional

Amazonas e Senado Federal articulam operação de crédito para execução do Prosai em Parintins

O Governo do Amazonas comunicou ontem (9), o envio para apreciação do Senado Federal do pedido de autorização para operação de crédito de US$ 70 milhões, para a execução do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O financiamento será pleiteado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia do Governo Federal. O banco já havia dado aval para a operação de crédito.

 

A Presidência da República encaminhou o pedido ao Senado, que é a última instância de aprovação antes da assinatura do contrato. A Mensagem nº 804 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A solicitação de autorização estava na Casa Civil da Presidência da República desde abril deste ano. Na última quinta-feira (01/08), o Conselho Nacional das Cidades (ConCidades) aprovou, por maioria absoluta, resolução na qual solicitava ao Governo Federal celeridade no encaminhamento ao Senado. 

 

O tema foi colocado na pauta da 54ª Reunião Ordinária do ConCidades, na semana passada, pelo secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, representante do Amazonas no colegiado, integrando o Comitê de Saneamento. O Prosai é executado pela UGPE.

  

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.