Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apenas nos quatro primeiros meses de 2024, o Estado registrou um aumento de mais de 50% nos crimes cibernéticos. De acordo com os dados oficiais, até abril deste ano foram registrados 4.094 crimes praticados no ambiente da internet, contra 2.695 crimes listados no mesmo período de 2023, o que representa um crescimento de 51,91%.
Ciente deste cenário e atenta à necessidade de alertar a população sobre este tema, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou ontem (26/9), durante a Sessão Ordinária, uma Cessão de Tempo em favor do delegado Paulo Henrique Benelli, titular da Delegacia Especializada na Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc). Ele falou sobre o lançamento da segunda edição de uma cartilha digital, elaborada para orientar a população sobre como se prevenir dos principais golpes virtuais.
Crimes envolvendo perfis falsos, fraudes no WhatsApp, pix falso, empregos remotos fraudulentos, golpe da maquininha, falso bilhete premiado, falso sequestro, falso aluguel, golpes relacionados a romances e nudes, crédito consignado, entre outros, são apresentados na cartilha, juntamente com os métodos de prevenção, conscientização e educação desenvolvidos pela Delegacia Especializada com o objetivo de ajudar as pessoas a não serem vítimas e adotarem todas as medidas necessárias de proteção.
Os interessados podem acessar a cartilha digital e fazer o download gratuito no site www.policiacivil.am.gov.br da Polícia Civil do Amazonas.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.