O combate a violência contra crianças e adolescentes é uma missão do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Em 2023, para informar e prevenir violações desses direitos, foram realizadas cerca de 100 palestras em escolas do estado. Ao todo, 73 casos de violência infantojuvenil foram identificados nas ações.
Coordenadas pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), as ações ocorreram na capital e mais cinco municípios: Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Parintins. Ao todo, mais de 8 mil estudantes foram alcançados em 29 escolas estaduais e municipais da capital e do interior.
Realizadas por equipes psicossociais, as palestras visam garantir os direitos declarados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre eles o combate e conscientização sobre a violência. Nas ações, as denúncias ocorreram, principalmente, após conhecimento dos tipos de violências, onde crianças e adolescentes foram atendidos e encaminhados para rede de proteção.
A secretária executiva de direitos da criança e adolescente, Rosalina Lobo, enfatiza que as ações são necessárias, pois muitas vezes é o primeiro contato da criança com essas informações, auxiliando no conhecimento e garantia dos seus direitos.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.