Uma pesquisa da doutora em geociências Renata Libonati, coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da UFRJ, revela que apenas 1% dos incêndios florestais no Brasil é provocado por causas naturais, como raios. Os 99% restantes são atribuídos à ação humana.
Libonati coordena o sistema Alarmes, que realiza monitoramento diário por meio de imagens de satélite e emite alertas sobre incêndios na vegetação. Segundo ela, todos os incêndios, mesmo os não intencionais, podem ser considerados criminosos, dada a proibição de queimar vegetação no país.
Os dados, que são atualizados a cada 24 horas, mostram uma situação crítica nos biomas monitorados, com a Amazônia enfrentando os piores índices já registrados. No Cerrado e no Pantanal, a presença das chamas se aproxima dos níveis históricos mais altos.
A pesquisadora destaca que os incêndios estão diretamente relacionados a atividades econômicas e alerta para a incompatibilidade entre o atual estilo de vida e o bem-estar futuro da sociedade, enfatizando a necessidade urgente de mudança.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.