O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na última terça-feira (22) que a política de comércio internacional adotada pelos Estados Unidos não é boa nem para os norte-americanos nem para “nenhum lugar do mundo”.
Lula defendeu ainda, em declarações ao chegar ao Itamaraty para um almoço com o presidente do Chile, Gabriel Boric, a importância do multilateralismo e a necessidade de se sentar à mesa para negociar “por mais difícil que seja”.
As declarações de Lula ocorrem em um cenário em que o presidente dos EUA, Donald Trump, vem impondo tarifas de importação a outros países, incluindo o Brasil e especialmente sobre a China.
Pouco antes, no Palácio do Planalto, Lula afirmou que não deseja que o Brasil seja envolvido em uma nova Guerra Fria e tenha que escolher entre os Estados Unidos ou a China. Lula também havia dito que o Brasil tem que assumir o papel de indutor dada sua importância e seu tamanho na América Latina.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.