quinta, 23 de abril de 2026
17/11/2025   17:40h - Meio Ambiente

Ipaam, MMA e Pnud encerram mutirão ambiental e fundiário no Careiro com 240 atendimentos

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) concluíram, no sábado (15/11), o Mutirão Ambiental e Fundiário realizado no Careiro (a 88 quilômetros de Manaus). A campanha somou 240 atendimentos prestados a produtores rurais durante a Agropec 2025.

 

Durante quatro dias, foram oferecidos serviços de orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), atualização de dados, regularização fundiária, inscrição no Edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e apoio técnico aos produtores que buscam adequar suas propriedades às normas ambientais.

 

O Ipaam é o executor das ações do Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal, no Amazonas, com atuação técnica em campo, mobilização de beneficiários e articulação com órgãos municipais e comunitários.

 

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, avaliou que o mutirão aproximou os produtores dos serviços ambientais e agilizou processos essenciais para quem depende da regularização para acessar crédito e programas de incentivo.

 

O Projeto Floresta+ Amazônia é financiado pelo Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund) e executado pelo Pnud, com atuação dos órgãos ambientais estaduais na implementação local.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.