quinta, 23 de abril de 2026
13/10/2024   14:00h - Animais

"Amphisbaena amethysta": conheça a nova espécie de réptil encontrada no Brasil

Pesquisadores brasileiros identificaram uma nova espécie de réptil sem patas, chamada Amphisbaena amethysta, encontrada na região nordeste da Serra do Espinhaço, no município de Caetité, sertão da Bahia. A descoberta gerou curiosidade por sua aparência peculiar, que confunde à primeira vista.

 

O animal, que mede pouco menos de 26 centímetros, foi inicialmente confundido com uma cobra-cega, um verme e até uma cobra devido à sua forma cilíndrica e cor incomum. No entanto, após uma série de testes e exames, os cientistas confirmaram que se trata de um anfisbena, um tipo de réptil que não pertence nem à família das serpentes nem dos lagartos.

 

A principal característica que ajudou na identificação foi o formato do focinho, as escamas e o número de anéis ao longo do corpo. O nome científico da nova espécie faz referência à Serra do Espinhaço, que possui depósitos de quartzo ametista, refletindo a região onde o animal foi encontrado.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.