Wilson Lima lança programa para estimular o desenvolvimento sustentável no estado

0
13

O governador Wilson Lima lançou ontem (15/09), o programa “Amazonas Mais Verde”, que vai fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável, além da regularização fundiária e ambiental, como estratégia para conter o avanço do desmatamento e das queimadas, em especial nos municípios do sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Com base no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas (PPCDQ-AM), lançado no mês de junho pelo Governo do Estado, o programa terá duração de dois anos e envolverá o trabalho integrado entre diversas secretarias e órgãos estaduais. O investimento será na ordem de R$ 56 milhões, em recursos repatriados pela Operação Lava Jato.

Entre as ações que serão implementadas estão: melhorias no sistema de monitoramento da cobertura vegetal do Amazonas; estruturação e treinamento das forças de segurança que atuam contra os crimes ambientais; regularização de 16 mil lotes de terra em 15 municípios; fomento à piscicultura, pesca manejada do pirarucu e à implantação de 200 hectares de Sistemas Agroflorestais.