Wilson Lima anuncia reabertura do comércio a partir da semana que vem; Veja os horários

0
36

O comércio em Manaus volta a funcionar a partir da próxima semana, das 9h ás 15h, de segunda a sábado. A decisão foi anunciada agora à tarde pelo governador Wilson Lima (PSC), em Live nas redes sociais do Governo.
As novas medidas serão formalizadas em decreto governamental a ser publicada no Diário Oficial do Estado neste final de semana e valerão até o domingo, dia 28.

Ainda na flexibilização do comércio, Wilson anunciou que os shoppings voltam a funcionar das 10h às 16h de segunda a sábado e, bares e restaurantes das 6h ás 16h de segunda á sábado.
As lojas em geral poderão abrir de 9h às 15h, de segunda a sábado. No domingo, fica proibido o funcionamento. O delivery continua funcionando de 8h às 17h, e drive thru, de 8h às 16h.
Shoppings centers também estão liberados de 10h às 16h, de segunda a sábado, com delivery de 8h às 17h, e drive thru de 10h às 17h.
Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes, podem funcionar de 6h às 16h, de segunda a sábado, com capacidade máxima de 50%. O delivery pode funcionar até 22h e drive thru até 18h.


A praça de alimentação dos shoppings centers deve seguir o mesmo horário de funcionamento dos restaurantes e podem operar com capacidade máxima de 50% do público, distanciamento entre mesas, uso de máscara pelos clientes enquanto não estiver consumindo os produtos.Supermercados deverão manter o horário de funcionamento que já estava em vigor no decreto anterior, entre 6h e 19h. No entanto, o governador informou que produtos de departamentos considerados não-essenciais agora estão liberados.

As unidades de ensino podem abrir a área administrativa de segunda a sexta, com a capacidade de 50% e por agendamento.
Outras atividades que tiveram funcionamento flexibilizado são as marinas, que podem abrir para manutenção preventiva e corretiva, construção civil, com obras em residências.

Apesar de toda essa flexibilização, segundo o governador, a norma mantém o período restrito de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, em todos os municípios, entre 19h às 6h. “Só saia por uma situação excepcional, precisar ir a uma farmácia, hospital, ou alguma outra situação que não pode ser prorrogada”.

O governador reforçou a necessidade de manter o distanciamento social nos estabelecimentos, usar máscara e adotar medidas de higiene, como o uso de álcool em gel.